segunda-feira, 16 de março de 2015

Vai um ovo caipira ai?

Saudações pessoal!

As galinhas são ótimos bichinhos para quem tem um quintal grande. São rústicas, exigem poucos cuidados e são um charme (o cantar do galo de manhã confere o ar de fazenda no seu cantinho). São animais alegres e xeretas, que vem bisbilhiotar conferir qualquer novidade no quintal, além de fornecer ovos e carne saudáveis para o consumo.

"Mais lá no meu ranchinho... tem franguinho na panela..."


No meu rancho não podia faltar galinhas né... Antes mesmo de começar a construção da casa, quando o lote só estava cercado e puro mato, resolvi soltar umas galinhas que comprei ainda em pintinhos numa loja agropecuária. Construí um galinheiro com coisas que já tinha e ganhei de amigos e parentes:


O telhado foi feito de telhas reaproveitadas de uma garagem que meu pai demoliu. As paredes são de placas de concreto, que sobraram de um muro que minha irmã fez. A cerca, de madeira reaproveitada, tem um buraco em baixo, para as galinhas entrarem e saírem. E a porta grande, feita de um tambor cortado e desamassado (cortei e passei com o carro em cima para desamassar) serve para entrar para fazer a faxina e recolher os preciosos ovos.



Aproveitei e fiz uma casinha do lado, para guardar ferramentas e o milho. Um quartinho multi-uso para guardar as tralhas. A porta era uma telha galvanizada que foi só fazer uma armação de madeira para dar firmeza e colocar as dobradiças. 
Galinheiro à esquerda; Casinha à direita.

Tá feio ainda, mas em breve teremos algumas melhorias para deixar o galinheiro e casinha mais apresentáveis.

Caramba, foi a melhor coisa que fiz. As galinhas mantêm o terreno limpo, não sobrou braquiária nem bicho. São verdadeiros tratores vivos.

Fica a dica, quer alegrar seu quintal? Só procure saber se é permitido (algumas prefeituras possuem restrição com galinhas) e pesquise sobre criação de galinhas. Não dá lucro esse tipo de criação, mas elas com certeza vão alegrar sua vida.

Um forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário